
LÁ VEM O TAL SONHADOR!
- Marcos Ramos

- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de ago. de 2024
LÁ VEM O TAL SONHADOR!
O título deste texto foi escolhido e extraído de um versículo da Bíblia Sagrada, dito pelos irmãos de José, que, segundo o relato bíblico, se tornou governador do Egito.
Para contextualizar, apresento uma breve descrição desse episódio. José, filho de Jacó, e seus irmãos mais velhos protagonizaram uma história marcante. Movidos pela inveja, ao perceberem a preferência do pai por José (Jacó lhe dera uma túnica de várias cores) e ao interpretarem os sonhos proféticos de José como presunção, seus irmãos decidiram inicialmente matá-lo. Porém, Rúben, o irmão mais velho, interveio e sugeriu prendê-lo em uma cova, com o intuito de resgatar José e levá-lo de volta para casa. No entanto seu plano não se concretizou, pois seus irmãos acabaram vendendo José como escravo.
A declaração sarcástica deles foi: "Lá vem o tal sonhador!" Vejamos parte do texto: "Eles disseram: — Lá vem o tal sonhador! Venham, vamos matá-lo agora. Depois jogaremos o corpo num poço seco e diremos que um animal selvagem o devorou. Assim, veremos no que vão dar os sonhos dele." (Gênesis 37:19-20).
Assim como os irmãos de José, algumas pessoas reagem de forma semelhante aos que sonham, duvidando, rindo e zombando de seus sonhos. Essas pessoas não são sonhadoras; caso fossem, saberiam respeitar e incentivar um sonhador. Em sua maioria, pessoas com esse comportamento não têm seus próprios sonhos. Sonhadores se reconhecem e entendem o valor e a dor de um sonho.
É essencial ter cuidado com pessoas que não se identificam com sonhos, especialmente aquelas próximas a nós, pois suas palavras e ações podem nos influenciar negativamente. Além disso, sentimentos de inveja podem surgir, levando a ações cruéis e malignas para destruir nossos sonhos. Essas pessoas planejam o mal, criam estratégias e ridicularizam nossos sonhos: "Assim, veremos no que vão dar os sonhos dele."
Minha mensagem para você, caro leitor, é que não importa se poucos, muitos ou ninguém acredita no seu sonho e te rotulam como "tal sonhador". Você deve ser o primeiro a acreditar no seu próprio sonho. É muito melhor ter um sonho do que não ter nenhum. Não se deixe abater pelo descrédito de outros. Não compartilhe seus sonhos indiscriminadamente. Por fim, lembre-se de que José viu os sonhos que Deus lhe deu se realizarem. Essa era a diferença dos sonhos de José: eles vinham de Deus, e os planos (sonhos) de Deus não podem ser frustrados. Se o mundo se opuser a você, não se abale. Mantenha sua integridade e fé, e o "tal sonhador" será lembrado como: "Uau! Que sonhador!"
Marcos Ramos
Deixe seu comentário e compartilhe.
Visite meu perfil digital:







Comentários