top of page

O SONHO QUE NASCE EM DEUS

  • Foto do escritor: Marcos Ramos
    Marcos Ramos
  • 25 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

O SONHO QUE NASCE EM DEUS


A narrativa bíblica da vida de José, um dos doze filhos de Jacó e ancestral das doze tribos de Israel, é um poderoso exemplo da soberania de Deus e da realização de Seus planos, mesmo em meio às maiores adversidades. José ascendeu à posição de segundo homem mais importante do Egito, no auge do império, após uma série de eventos desencadeados por sonhos divinos. Esses sonhos, revelados por Deus, prefiguravam seu futuro, um futuro que, à época, era incompreensível tanto para José quanto para sua família.


A história de José inicia com a inveja de seus irmãos, que o venderam como escravo. Esse ato, aparentemente cruel e devastador, tornou-se, pela providência divina, um elemento crucial na preparação de José para o propósito de Deus em sua vida. Anos de sofrimento e provações se seguiram, mas cada etapa, por mais dolorosa que fosse, contribuiu para o seu desenvolvimento e para o cumprimento do plano divino.


Como afirma Isaías 55:8-9:


Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos."


A perspectiva divina transcende a compreensão humana; o que parece ser fracasso ou tragédia aos olhos humanos pode ser, na verdade, parte de um plano maior e mais grandioso.


José, em sua jornada, não compreendia o propósito de Deus. Seus irmãos, seus algozes, tampouco. Mesmo aqueles que o perseguiram, sem o saber, contribuíram para a realização do plano divino. A trajetória de José foi um processo de preparação, moldando-o para a responsabilidade e a liderança que viriam a ser suas.


A culminância dessa jornada é a ascensão de José à posição de governador do Egito. Seu sonho, o plano de Deus para sua vida, se concretizou. A narrativa de José nos ensina que, em meio às provações e dificuldades, Deus trabalha para o nosso bem e para o cumprimento de Seus propósitos. O que parece ser atraso, dor ou humilhação, aos olhos de Deus, pode ser um período de preparação para uma grande benção.


A epístola aos Efésios 3:20 reforça essa verdade:


Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós


Deus excede as nossas expectativas e realiza coisas muito além daquilo que podemos imaginar. José nunca poderia ter imaginado sua ascensão ao poder no Egito, mas Deus, em Sua onisciência, já havia planejado tudo desde o início.


Portanto, se você nutre um sonho que acredita ser parte do plano de Deus para sua vida, lembre-se de duas coisas: primeiro, os obstáculos não são destinados a pará-lo, mas a impulsioná-lo em direção ao seu objetivo; segundo, a realização do seu sonho o surpreenderá, porque os planos de Deus sempre superam as nossas expectativas.


Em sua jornada, Deus estará presente em todos os momentos: com Seu olhar de providência, guiando os eventos; com Sua mão poderosa, protegendo-o de seus adversários; e com Sua voz, orientando-o e encorajando-o através de Sua Palavra e das pessoas que Ele coloca em seu caminho. Não despreze o processo; abrace as provações, pois o sonho que nasce em Deus tem um tempo determinado por Ele para se concretizar. Confie em Seu plano e persevere na fé.



Marcos Ramos


Visite o meu perfil digital:




 
 
 

Comentários


bottom of page